5 fatores CRUCIAIS para uma boa cicatrização da sua tatuagem! [o #4 é o mais polêmico!]

Hoje com a liberdade de informação que a internet nos proporciona, é possível encontrar muitas formas diferentes de fazer um tratamento pós-tattoo. Nesse artigo, cito apenas os cuidados com a tatuagem que indico para meus clientes, não sendo necessariamente a verdade absoluta, pois existem outras maneiras também corretas a serem aplicadas.

A importância dos cuidados com a tatuagem após sair do estúdio

A tatuagem é considerada uma microcirurgia, onde uma parte da sua pele será literalmente aberta no processo. Fazer uma tatuagem é um processo bastante seguro, se feito dentro da metodologia correta. Por isso é tão importante observar em todos os equipamentos e processos a norma correta de utilização.

O processo de fazer uma tatuagem não acaba logo após passar pelo procedimento com o tatuador. Para que a sua tatuagem cicatrize de forma correta na pele é preciso tomar algumas precauções e cuidados especiais. Fazendo isso, você evita que ela inflame e estrague o seu desenho ou até mesmo infeccione.

A maior parte de falhas e problemas de pigmentação na tatuagem ocorrem por conta de cuidados indevidos no pós-tattoo. Siga rigorosamente os passos indicados e sua tatuagem ficará impecável.

#1. Plástico filme

Após o final da sessão, a área trabalhada será coberta com plástico filme. Você deverá permanecer com esse plástico filme por até 3 horas, passado esse tempo você deve lavar as mãos com sabonete antibacteriano e realizar o processo de limpeza da tattoo. Tire o plástico com cuidado, lave a área tatuada com sabonete antibacteriano e água corrente, deixe secar naturalmente e passe a pomada indicada.

Caso precise sair para a rua, ou for ter muito atrito na pele (como quando for dormir ou colocar uma roupa mais pesada) é preciso fazer uso do plástico pra evitar que impurezas infeccionem sua tatuagem, porém é muito importante deixar a pele respirar o máximo possível.

O plástico é uma carta na manga importante em ocasiões de risco, mas deve ser utilizado o menos possível. Caso seja necessário usá-lo, nunca deixe mais que 3 horas seguidas, pois o plástico filme retém umidade e essa umidade gera um ambiente prolífero para fungos e bactérias que podem não só inflamar sua tattoo como também gerar uma infecção séria.

Ou seja, se estiver em um ambiente onde não haja riscos de sua tatuagem recém-feita inflamar por excesso de contato, é recomendado ficar com a pele descoberta e deixar a pele curar ao ar.

#2. Sol, Praia e Hidratação

Mais importante ainda é EVITAR O SOL o máximo possível. Os raios UV tem a capacidade de desintegrar os grãos de pigmento na tinta. Pouco a pouco as cores acabam desaparecendo, principalmente as mais claras. Sempre que for expor sua tatuagem ao sol passe protetor solar e ela terá vida por muito mais tempo.

NÃO ENTRE NO MAR, PISCINAS, LAGOAS, CACHOEIRAS, ETC, por pelo menos um mês depois de tatuar. Você está com uma ferida aberta na pele, imagina que legal essa galera toda aí embaixo entrando em você e se reproduzindo. Infecção certa!

Cuidados com a tatuagem - visão microscopica da agua
Visão microscópica de uma gota de água.

Lembre-se que protetor solar se passa somente depois de cicatrizado, antes disso o recomendado é não expor a tattoo ao sol, assim como qualquer outro tipo de ferimento.

Manter a pele sempre muito BEM HIDRATADA é importante porque sem água seu corpo não se regenera direito. É normal criar casquinha na tatuagem, mas o ressecamento da pele ajuda a criar muito mais. De qualquer maneira, essa casquinha NÃO DEVE ser retirada. Se você tira a casquinha, a pele pode inflamar, nesse local o corpo vai expulsar a tinta e vai ficar falhado. Inflamação significa que cuidados com a tatuagem estão sendo negligenciados.

#3. Alimentação

Sobre alimentação, ainda é difícil chegar num veredicto sobre o que pode ou não. O que sabemos com certeza é que seu corpo funciona muito melhor em todos os aspectos, com uma alimentação adequada.

Carne de porco, chocolate e frituras em geral são deliciosas porcarias gordurosas que deveriam ser evitadas mesmo quando você não tem uma tatuagem cicatrizando. Mas durante o processo de cicatrização é importantíssimo que seu corpo esteja em pleno funcionamento para que sua pele se recupere e deixe o desenho impecável.

Eu pessoalmente recomendo o cliente passar um mês inteiro comendo somente Arroz, Feijão (SEM BACON) e frango grelhado. De qualquer maneira, se alimente bem. Faça como o Dollynho diz:

Cuidados com a tatuagem - dollynho

#4. Pomada restauradora dérmica

Sem um CRO de medicina, nenhum tatuador pode receitar qualquer tipo de pomada ou medicamento. Mas o fato é que produtos de boas marcas do ramo FUNCIONAM PERFEITAMENTE BEM na aceleração da cicatrização da pele.

As pomadas de marcas sérias contém componentes que não só ajudam na hidratação e restauração da pele como não sequestram os pigmentos da tinta sob a pele. Além, é claro, de serem produzidas sob supervisão de equipes competentes de médicos dermatologistas e profissionais da área de tatuagem.

E por favor, nada de usar pomadas compradas em farmácias! Bepantol, Bepantrix, Nebacetinesses medicamentos servem para tratar machucados SEM TINTA, não arrisque. Para suas tattoos dê preferência para produtos desenvolvidos especificamente para isso.

É fato também, que algumas pessoas podem ter alergia a algum dos componentes da fórmula da pomada e independente dos cuidados com a tatuagem, isso pode estragar o desenho ou até causar um problema mais sério. Por isso é muito importante (principalmente se for sua primeira tatuagem) consultar seu dermatologista antes de fazer uma e perguntar sobre suas possíveis alergias. Tanto dos pigmentos das tintas quanto dos componentes das pomadas (a maioria é baseada em Pantenol, pergunte a seu médico sobre esse componente).

O modo de uso é muito simples. Espere dois dias até que a pele pare de sangrar e aplique uma fina camada após a lavagem.

#5. Coceira

Quando você cai, se rala ou machuca a pele de alguma forma, seu corpo sofre um processo de regeneração onde células recém-fabricadas são enviadas para a superfície da pele. Esse processo de envio de células causa muitas vezes uma coceira arrebatadora mas NÃO COCE! Resista à tentação de raspar as unhas na sua pele recém-colorida.

Por dois motivos: O primeiro é que suas unhas são infestadas de bactérias. Essas bactérias devem ficar longe da sua tattoo e da sua pele que ainda está se regenerando e ainda não recuperou todas as defesas biológicas. A outra é que coçando a pele tatuada você pode deformar a colocação de tinta abaixo da pele. Muitos pontos estourados ou traços mais grossos do que deveriam ser, se devem ao fato de o cliente ter coçado sua tattoo.

Conclusão

Os cuidados com a tatuagem passam por manter sua tattoo hidratada e longe de sujeira, se alimentar bem, evitar o sol e deixar a pele respirar o máximo possível 🙂

Se ainda houver alguma dúvida, pode deixar uma mensagem ou um comentário no disqus que responderei assim que possível!

Se você achou o artigo útil compartilhe com seus amigos 🙂

Não esqueça de dar um like na minha página no facebook e dar um follow no instagram 

Grande abraço, Alex